Artesanato para vender #2 | Crochê
- D'ellas Atelier

- 15 de jan. de 2019
- 3 min de leitura
Aprenda os segredos do crochê e ganhe dinheiro com o seu trabalho!

Dando continuidade à nossa série de posts de Artesanato para vender complemento o primeiro post (de Amigurumi, confira aqui!) com o crochê, agora no sentido mais geral da palavra. O crochê é uma técnica de artesanato que, como qualquer outra, é uma ótima ideia para quem quer uma terapia de graça dentro de casa, ou seja, antes de tudo, é uma ótima forma para relaxar. Mas, muito além disso, pode ser usado como fonte de renda através da confecção de artigos para casa (como decoração, tapetes, toalhas, sousplat, cobertores) e para a família (vestuário e presentes). Pode ser também um mero hobby que pode gerar um extra no fim do mês.

Mas o que preciso para começar? Quais são os materiais?
Basicamente, você vai precisar de agulha e linha. Parece simples, né?! Mas é aí que está o pulo do gato! Existem uma infinidade de linhas e outra infinidade de agulhas, o que pode assustar quem está começando. O que diferencia as linhas e as agulhas entre si são o tamanho e espessura. Há aquelas linhas super finas que produzem as peças mais delicadas e aquelas linhas super grossas que produzem peças não tão delicadas, mas igualmente impressionantes e bonitas. E, para cada linha, existe uma agulha que se mostrará perfeitamente adequada. A dica é: linhas muito finas não são indicadas para quem está começando nessa arte, pois requerem maior habilidade e esta será adquirida somente com a prática. Da mesma forma, linhas muito grossas induzem o cansaço muito rápido em quem não tem costume e podem provocar até dor, por isso também não são indicadas para iniciantes, pois podem levar à desistência. Assim, o melhor é começar com uma linha de espessura média e seguir a indicação de agulha que costuma vir na própria embalagem da linha. Até você se adaptar esse será o melhor caminho a seguir.

Pontos básicos
São os pontos fundamentais, isto é, que serão usados basicamente em qualquer peça produzida em crochê.
Correntinha ou ponto corrente - é a base para qualquer trabalho em crochê. Todos os pontos a seguir começam da correntinha na maioria das vezes. É aquele famoso ponto que sua vó te ensinou quando tinha 5 anos de idade rs.
Ponto baixo - corresponde a 90% dos pontos num trabalho de Amigurumi. Muito utilizado em todas as peças.
Ponto baixíssimo - quase igual ao anterior. Muito usado para acabamentos e arremates, par quando a artesã irá trocar a carreira de pontos e também no crochê circular.
Ponto alto - muito utilizado também, sem muitos segredos.
Ponto meio alto - equivale à metade do ponto alto.
Ponto altíssimo ou ponto alto duplo - equivale a duas vezes um ponto alto. Muito usado para dar comprimento ao trabalho.
Ponto alto alongado - semelhante ao ponto altíssimo. Fica muito bonito quando se usa mais de uma cor de linha.
Abaixo trazemos dois vídeos que ensinam, passo a passo, como fazer todos esses pontos.
Gráficos: como ler
O mais difícil será decorar todos os símbolos que aparecem nos gráficos. Mas, depois que fizer isso fica super simples e prático de entender. Trouxemos os símbolos principais e logo após um gráfico para você poder exercitar.
Símbolo de início de trabalho:

Símbolo de fim de trabalho:

Ponto corrente -corr.:
Ponto baixo - p.b:
Ponto baixíssimo - p.bx:
Ponto meio alto - m.p.a:
Ponto alto - p.a:
Ponto alto duplo - p.a.d:
Ideias e inspirações




Instagram: bit.ly/instagramcrochet
Pinterest: bit.ly/pinterestcrochê
Gostaram? Deixe nos comentários suas opniões e dicas!
Um forte abraço,

Curso Edinir Crochê
Crochê do jeito certo!
Aprenda crochê com quem mais entende do assunto! Ou ainda aprimore suas técnicas. Seja o melhor para viver do seu trabalho!
bit.ly/edinircrochê
Curso Danirumi Crochê
Curso de Amigurumi para quem quer se aprimorar na técnica. Vale desde o iniciante ao avançado!
bit.ly/cursodaniamigurumi












Comentários