Tapete hexágonos de crochê: como fazer
- D'ellas Atelier
- 27 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2021
Um tapete muito elogiado que fiz após pegar uma imagem inspiração no Pinterest!
Tenho um costume de ficar horas e horas navegando no Pinterest. É uma rede social muito boa para quem busca inspirações e o único problema é ter mais inspirações que o que se dá conta de realizar. E foi em uma dessas horas no Pinterest que me empolguei com um tapete de crochê lindo e aparentemente simples de fazer! Segue a foto:

Com essa foto salva na famosa pasta de "prints" do celular fui estudando como iria fazer o meu tapete. O primerio passo foi comprar os barbantes. Comprei um kit do mercado livre de fio Apollo número 6 nas cores verde bandeira, cenoura, telha e cru.
Depois disso fui atrás de um gráfico de hexágonos, no Pinterest mesmo e consegui esse aqui:

Receita do hexágono:
1) Círculo mágico
2) 1ª carreira: subir 3 correntinhas (serão o primeiro ponto alto) e fazer mais um ponto alto. Depois duas correntinhas de separação e mais dois pontos altos. A primeira carreira será de 6 duplas de pontos altos separados por 2 correntinhas cada dupla, dando um total de 12 pontos altos. Fechar a carreira na 3ª correntinha do primeiro ponto alto.
3) 2ª carreira: subir 3 correntinhas (serão um ponto alto) e fazer ponto alto sobre o ponto alto da carreira anterior, aqui já teremos dois pontos alto na segunda carreira. Fazer mais um ponto alto no espaço de duas correntinhas da carreira anterior, duas correntinhas e mais um ponto alto nesse espaço de duas correntinhas da carreira anterior. Fazer ponto alto sobre os pontos altos da carreira anterior e completar o bloco com um ponto alto no espaço de duas correntinhas da carreira anterior. Fazer duas correntinhas e mais um ponto alto nesse espaço. Nessa carreira serão 6 blocos de 4 pontos altos separados entre si por duas correntinhas. Note que os aumentos serão feitos sempre nos espaços de duas correntinhas da carreira anterior. Lembre de finalizar a carreira completando o primeiro bloco com um ponto alto depois das últimas 2 correntinhas de separação. Fechar a carreira na 3ª corrente do primeiro ponto alto
3) 3ª carreira: subir 3 correntinhas (serão um ponto alto) e fazer ponto alto sobre o ponto alto da carreira anterior. Fazer ponto alto dobre ponto alto até chegar no espaço de 2 correntes da carreira anterior. Nesse espaço fazer um ponto alto, duas correntinhas e um ponto alto (esse será o aumento). Fazer ponto alto sobre ponto alto no bloco de pontos altos até chegar no próximo espaço de 2 correntes, onde será feito ponto alto, duas correntes e outro ponto alto. Nessa carreira cada bloco de pontos altos deverá ter 6 pontos altos. Completar o último bloco com pontos altos (primeiro no último espaço de duas correntinhas e depois ponto alto sobre ponto alto da carreira anterior. Fechar a carreira na 3ª correntinha do primeiro ponto alto e iniciar nova carreira subindo 3 correntinhas.
4) Prosseguir com esse padrão de aumento até completar o tamanho desejado, no meu caso fiz hexágonos de 7 carreiras. E foram ao todo:
5 hexágonos verdes
5 hexágonos na cor cru
6 hexágonos na cor cenoura
6 hexágonos na cor telha.
União dos hexágonos:
1) Posicionar os hexágonos na disposição desejada e tirar foto para não esquecer depois como quer que fique
2) Começar a unir com ponto baixíssimo na cor cru pegando a correntinha de trás dos pontos altos.
3) Pode ser preciso ir arrematando o fio e reintegrando ele ao trabalho durante o processo.
4) Lembrar de juntar e ir unindo pela parte avessa do trabalho, observar se está pegando do lado certo.
Resultado do meu trabalho:

O meu tapete ficou medindo 55 x 95 cm. Se quiser maior é só fazer mais hexágonos!
Comentem abaixo se quiserem vídeo ensinando, se quiserem dar sugestões também!
Conheça nossa lojinha online: elo7.com.br/dellasaatelier
Um forte abraço,

Comments